Projeto Atma - Enactus Mauá

O projeto Atma visa aumentar a reciclagem e melhorar a qualidade do trabalho dos catadores de material reciclável através da construção de uma carroça mais leve, funcional e sustentável. O projeto teve início em fevereiro de 2019, e para alcançar este objetivo, foi feito uma prospecção da comunidade a fim de saber as dificuldades que os catadores enfrentam e ter um melhor entendimento de como é a realidade do trabalho deles. No momento, o projeto está focado em aplicar possíveis melhorias em carroças já existentes tais como: implementar uma emenda para que possa aumentar o volume da caixa da carroça, ter um mecanismo que ajude o catador a regular a altura do guidão para que se torne mais confortável, implementar um pneu que não fure com muita frequência (como os de silicone), entre outras ideias que ainda estão em fase de prospecção. Para validá-las, contamos com a ajuda da opinião de alguns catadores, assim poderemos realmente saber se é viável ou não.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Responsáveis por quase 90% da reciclagem no Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os catadores de materiais recicláveis carregam cerca de 700 kg por dia, sendo remunerados com apenas R$ 50,00, em média. O transporte dos materiais é realizado em carroças pesadas, com as mais variadas formas e apesar do árduo trabalho realizado pelos catadores, sua maior dor não consiste no peso da carroça, mas sim em sua condição perante a sociedade: a invisibilidade social. Tidos como barreiras para o trânsito, usuários de drogas e, até mesmo, criminosos, catadores não têm seu devido mérito e valor reconhecidos pela sociedade. Sendo assim, o projeto Atma visa resolver 3 problemas: Através de uma nova carroça aumentar a capacidade de material coletado, e assim aumentar a reciclagem no local, melhorar as condições de trabalho dos catadores, e mudar a maneira de como eles são vistos pela sociedade.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Ao entrar em contato com os catadores de material reciclável, foi possível perceber que muitos deles não sabiam da importância do seu trabalho na reciclagem, desta forma, mostramos para os mesmos o impacto positivo que o seu trabalho trás para a sociedade. Com as melhorias na carroça, haverá um impacto na qualidade do trabalho, na visibilidade da sociedade e no aumento de material reciclado no local onde iremos atuar, além de aumentar a renda dos colaboradores.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
3- Materiais sustentáveis – Consumo Responsável (ODS 12) / Luta contra a Mudança do Clima(ODS 13) / Vida submarina e ecossistemas terrestres (ODS 14 e 15).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
O projeto Atma, visa melhorar a qualidade do trabalho do catador e criar novas oportunidades para os mesmos, com aumento da sua renda e melhor visibilidade pela sociedade, além de aumentar a reciclagem no local impactado. Após a validação das ideias, e aplicação das melhorias em carroças existentes, será feito a construção de uma carroça mais leve e funcional, proporcionando uma autonomia a catadores que trabalham com carroças disponibilizadas pelo ferro velho e que não são autônomos. Desta forma, a nossa visão para o futuro é de construir uma carroça inovadora e melhorando a qualidade do trabalho dos catadores.
Nombre y apellido representante del equipo
Izabella Pecci de Araújo
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Atma - Enactus Mauá"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Izabella Pecci de Araújo a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario